segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Formatura: Convidadas

Só você é capaz de saber o nível da formatura para a qual foi convidada. Então, antes de este post começar, vamos deixar bem claro que nada aqui é regra e que tudo se aplica dependendo da ocasião. Há formaturas e formaturas, algumas super chiques, outras bem mais simples. E se você é uma das convidadas, certamente sabe qual é o caso! Vamos às dicas, então!
1. Pra começar, tanto faz usar um vestido longo ou curto. Hoje em dia não tem mais o clichê de pensar que longo é mais fino que curto, tudo depende do modelito e de como você se sente mais confortável. O que está sendo mais usado? Os curtos. Primeiro porque a maioria das formaturas acontecem no verão, segundo porque mostrar as pernocas está super na moda e não deixa de ser chique quando você sabe a medida certa! Só, por favor, não vamos apelar para aqueles modelos que mostram a dobrinha da bunda. Classe, gente, ok?
2. Ao contrário das formandas, as convidadas podem abusar de estampas se quiserem. Não é você que vai guardar aquele álbum pra sempre, né? Então se joga, se você gosta. Estampas estão em todos os red carpets nesse momento.
3. Um dos grandes mitos é: convidada não deve usar brilho. E por que não? Sai dessa, hein! Você só não pode brilhar mais que a formanda que te convidou, claro. Mas alguns estilos de brilho são muito bem vindos pra dar aquele glamour essencial pra sua roupa! Eu, por exemplo, já estou com um vestido de paetê preto esperando por uma das formaturas. Paetê levanta qualquer produção!
4. Fendas são muito bem-vindas, assim como assimetrias e mullets. Só deixe as caudas para as formandas, ou você pode ser confundida com uma. A renda continua em alta, especialmente se usada com mesclas de transparência. Fica lindo, sensual e phyno! 
5. Pra que eu não precise entupir esse post de imagens, deem uma olhadinha nos posts sobre Zuhair Murad e Elie Saab. Vários vestidos são super adaptáveis para nosso propósito! Anne Hathaway também usa modelos lindos e ótimos para inspiração! Quem quiser dar uma olhada no post sobre os vestidos de formandas e tirar uma ideia de lá, também está valendo!
6. Eu gosto de apostar nos vestidos estilo sereia nas formaturas mais chiques. Não são exagerados, mas tem um glamour todo particular e valorizam bastante a silhueta do corpo! Usei um vermelho ano passado, mas infelizmente as fotos não estão nesse computador pra poder mostrar pra vocês! Mas acreditem, é uma ótima opção quando o evento é de alto nível! Vou mostrar alguns modelitos daqui a pouco.
7. O pretinho básico é sempre o melhor amigo. No caso de uma formatura, seja ele longo ou curto, aposte nos acessórios pra valorizar bastante a produção! Os colares grandes que estão em alta e uma clutch bem poderosa ajudam muito!
8. Escolha modelos que valorizem as partes mais bonitas do seu corpo, esse é e sempre será o melhor truque. E lembrem-se: não é porque somos meras convidadas que precisamos cair na mesmice. Bora arrasar, bee!

Tendo tudo isso em mente, vamos às fotos. Selecionei um pouco de tudo - mulherão, ladylike, clássicos, ousados, etc - para tentar agradar a todas que precisam de uma ajudinha! 

Plissado está mais do que na moda e é lindo!
Eva Mendes poderosa nesse modelo azul maravilhoso! O cinto deu o toque moderno!

Sou apaixonada por esse modelo que Blake Lively usou em Gossip Girl. A estampa preta e branca misturada com os detalhes azuis ficou improvável e linda!

Como vocês podem ver, mostrar as laterais da cintura está em alta. Mas é perigoso, cuidado! 







Clássico, poderoso e sedutor! Amber Heard matou a pau!

O estilo super menininha de Zooey Deschanel

Detalhes em couro também estão ganhando espaço, podem investir!

Preciso dizer alguma coisa? Esse é o modelo perfeito para qualquer ocasião. Qualquer mesmo.
Olha as barriguinhas de fora aí, gente!
Um exemplar do Atelier Versace que cai muito bem para a ocasião!



Metálicos estão com tudo e vão durar um tempo ainda! Nessa temporada vale apostar!
A diva Charlize Theron em um pretinho nada básico!




Olha que luxo mais bafônico esse vestido! Babei demais!




Esse também não tem erro, só precisa estar com as pernas nos trinques!





AMO!




A cor do verão pode ser usada à noite!






Sarah Jessica Parker mostrando como usar os estampados!


Detalhes que fazem a diferença!





Por último deixei pra mostrar o modelo sereia do qual falei. Clássico mas com um ar moderno por causa do efeito da cauda, ele veste super bem e não faz feio em lugar nenhum:

O vermelho que eu usei na formatura ano passado era bastante parecido com esse da Keri Hilson.

Eva Mendes
Nicole Bernardes


Esse foi um post difícil de fazer porque, resumindo, a convidada de uma formatura pode usar de um pretinho básico a algo bem mais trabalhado, depende muito do gosto e mais ainda, como eu já disse, da formatura (que pode ser mais simples ou super elaborada). O único  cuidado a ser tomado é o excesso, que leva sempre ao pecado do exagero! Se você souber dosar, pode usar qualquer coisa!
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou à disposição!
Bises, bises!

8 comentários :

  1. Hj amanheceu frio e chuvoso na minha cidade, tinha imaginado um look para ir em uma colacao de grau, e agora com que roupa eu vou?

    ResponderExcluir
  2. Hj amanheceu frio e chuvoso na minha cidade, tinha imaginado um look para ir em uma colacao de grau, e agora com que roupa eu vou?

    ResponderExcluir
  3. vai de calsinha e sutian

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito estava dúvida longo ou curto pois sou só convidada de formatura acho que posso ir com curto que tenho mesmo

    ResponderExcluir
  5. Me ajuda por favor! Longo ou curto para a formatura do meu namorado? Não sou madrinha dele, mas acho que vou dançar a valsa com ele depois da mãe. Qual o look?

    ResponderExcluir
  6. Olá, fui convidada para uma formatura de direito. Serão três dias de evento, porém só participarei da festa. Fica bem se for com uma pantalona floral?

    ResponderExcluir
  7. Gabriela, hoje em dia vestido curto é tão bem aceito quanto longo, vai muito do seu gosto mesmo! Eu, nessas ocasiões, quando sou convidada direta de um dos formandos, prefiro usar longo porque ainda considero mais elegante, mas tem vários modelos curtos que arrasam!
    Beijo querida

    ResponderExcluir
  8. Linne, depende. Difícil responder isso sem ter ideia de como é a pantalona. Qual o tecido, qual a padronagem da estampa e com que você pretende usar, por exemplo. Mas se conseguir montar um look que fique sofisticado, usar a calça não tem problema algum.
    Beijo

    ResponderExcluir